Alunos do curso de Biologia fazem nova visita à ALARA para acompanhar o desenvolvimento da horta
Alunos do curso de Biologia fazem nova visita à ALARA para acompanhar o desenvolvimento da horta
Sexta-Feira - 22 de novembro de 2019

Após a primeira visita à Associação Laço Rosa de Araras (ALARA), durante a Semana de Estudos da Biologia realizada este ano, alunos do curso de Biologia retornaram ao local para acompanhar o desenvolvimento da horta criada junto às mulheres acolhidas pela associação. "O que observamos é que as mulheres da Associação estão cuidando muito bem das hortaliças plantadas. A horta está belíssima, crescendo e se desenvolvendo muito bem. O segredo? As mulheres da ALARA cuidam com amor", contou o professor do curso, Me. Diogenes Rafael de Camargo.

Durante a visita, o grupo aproveitou a oportunidade para realizar a manutenção das hortaliças plantadas, além de acrescentar mamão e maracujá ao plantio e construir uma horta em mandala no local, utilizando o método da Agricultura Natural de ;Masanobu ;Fukuoka chamado "Deixe a Terra em Paz" (tradução para o português) disponível no livro "A Revolução de Uma Palha". "Nesse método não utilizamos ferramentas e não mexemos na terra. As hortaliças, sempre orgânicas, são plantadas na palha seca e o formato da horta é em mandala ;ou em espiral para que haja maior integração ;entre as plantas e as pessoas no momento do manejo. Foi uma grande celebração de amor à vida, à ;educação, à coletividade e à natureza", explicou o professor.

De acordo com a aluna Vitória Bergamo, vivenciar um pouquinho do projeto ALARA foi uma experiência extraordinária. "Mais do que se sentir em casa, foi poder embarcar dentro de um universo repleto de amor, coragem e força! A cada abraço e a cada história de vida compartilhados, sementes de gratidão eram depositadas na minha alma. Hoje me sinto completamente grata, transformada e realizada. São por pessoas e causas assim que nós movemos o mundo! A mágica da Biologia vai muito além do 5'- 3'. Quando ela toca a nossa empatia mais profunda, ela se eleva", disse ela.

Para Laís Carraro, aluna do curso, a visita à Associação consistiu em um dos maiores aprendizados que a faculdade e o Projeto Ecomudas lhe proporcionaram. "Durante a visita tive a oportunidade de conhecer diversas mulheres atendidas pela Associação e ouvir suas histórias de vida. O intuito das nossas idas ao ALARA foi ensinar as mulheres a construir hortas com verduras e legumes, porém quem nos ensinou foram elas, com suas histórias de vida e sabedoria compartilhada", contou.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar