A Política de Sustentabilidade da FHO
Segunda-Feira - 09 de março de 2020

A FHO tem na Sustentabilidade um dos pilares de sua Missão. Assim, entende por sustentabilidade o equilíbrio entre os aspectos sociais, ambientais e econômicos, o que representa o maior desafio do mundo atual. Para tanto, adota os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como base da sua Política de Sustentabilidade. A busca pelo desenvolvimento sustentável está incorporada em todas as atividades que empreende: ensino, pesquisa, relações com as comunidades interna e externa e operações do Campus.

Como instituição de ensino, a FHO vê a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) como uma importante contribuição para a sociedade. Ela deve iniciar dentro da própria Instituição, com envolvimento de toda a comunidade universitária em atividades de conscientização e no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a EDS deve extrapolar os limites da Instituição, alcançando tanto a comunidade que a circunda quanto a sociedade de forma global.

No âmbito das atividades de pesquisa, a FHO entende a sustentabilidade como uma ciência multidisciplinar que envolve todas as áreas do conhecimento em que atua e tem como base a resolução dos problemas socioambientais. Com esse entendimento, incentiva a formação de grupos de pesquisa e atividades de iniciação científica.

A valorização e o cuidado com seus colaboradores são aspectos relevantes da Política de Sustentabilidade da Instituição. Desse modo, busca proporcionar a eles oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, além de um bom ambiente de trabalho.

Uma política institucional de grande alcance social consiste em proporcionar à população de baixa renda condições de acesso ao Ensino Superior e permanência nele por meio de programas de apoio financeiro e pedagógico.

Atender às demandas da comunidade compõe a política da FHO, que é materializada por meio de Programas de Extensão Universitária que ocorrem nas clínicas, nos laboratórios e nas ações comunitárias, tanto institucionais quanto no âmbito de cada curso.

A inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também é uma preocupação constante da Instituição. Com o objetivo de disponibilizar condições de acessibilidade física, pedagógica e atitudinal a colaboradores, alunos e demais usuários do Campus, a FHO desenvolve ações que buscam ampliar as perspectivas dessa população, colaborando para a promoção de sua qualidade de vida e convívio comunitário.

A FHO também se vê como responsável por promover e disseminar a discussão de questões relacionadas aos Direitos Humanos, buscando a igualdade entre as pessoas e a defesa da dignidade humana.

No âmbito das operações que desenvolve em seu Campus, a Instituição busca reduzir o impacto ao meio ambiente, minimizando o consumo, tratando e direcionando corretamente os resíduos gerados e priorizando processos naturais e renováveis.

Em síntese, compõem a Política de Sustentabilidade da FHO:

● Promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis;
● Desenvolver atividades de pesquisa com base na resolução dos problemas socioambientais;
● Proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional, além de um bom ambiente de trabalho aos colaboradores;
● Proporcionar condições de acesso e permanência da população de baixa renda ao ensino superior;
● Incluir as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
● Atender às demandas da comunidade por meio de atividades de Extensão Universitária;
● Aplicar os conceitos relacionados aos Direitos Humanos em todas as ações que desenvolve, buscando a disseminação deles;
● Reduzir o impacto de suas operações no meio ambiente.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
26°C
12°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar