Trabalho de aluno do Programa de Mestrado em Ortodontia da FHO será publicado na European Journal of Orthodontics
Sexta-Feira - 05 de junho de 2020

A dissertação tem grande relevância epidemiológica em relação ao surto de Zika ocorrido nos últimos anos.

Mais uma conquista para o Programa de Mestrado Profissional em Ortodontia da FHO! A dissertação do aluno Renato Araújo Ribeiro, orientado pelo Prof. Dr. Milton Santamaria Júnior, foi aprovada para publicação em uma das revistas mais conceituadas e com maior impacto científico na área da Ortodontia: a European Journal of Orthodontics.

O estudo foi realizado no Ambulatório Multiprofissional de Acompanhamento de Crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador (BA) e avaliou as consequências iniciais no desenvolvimento craniofacial e as implicações orais em pacientes infectados durante a gestação que sofreram alterações neurológicas, tendo como resultado a microcefalia, causada pelo Zika vírus. "Esta é uma importante publicação, neste momento onde viroses emergentes - como o ZIKA vírus em nosso país ou a própria pandemia do COVID-19 - têm causado tanto sofrimento à espécie humana", comentou o Prof. Dr. Milton Santamaria.

De acordo com o professor, com as informações colhidas, o cirurgião-dentista e principalmente o ortodontista terão ferramentas para determinar o prognóstico de crescimento facial destes pacientes e poderão planejar a melhor terapêutica a ser desenvolvida nos casos que envolvem um atendimento multidisciplinar. "São estas publicações em revistas de relevância no meio científico que mostram a qualidade dos projetos de pesquisa desenvolvidos nos programas stricto sensu de Odontologia e Ciências Biomédicas da nossa Instituição e que confirmam a boa avaliação junto a CAPES que eles vêm recebendo durante todos estes anos".

O trabalho "Oral and maxillofacial outcomes in children with microcephaly associated with the congenital Zika syndrome" (DOI 10.1093/ejo/cjaa036) tem como coautores a neuropediatra do Hospital Geral Roberto Santos, Adriana Mattos; o professor do Programa de Pós-graduação em Gestão e Saúde Coletiva da FOP-UNICAMP, Dr. Marcelo Meneghim; a professora do Programa de Pós-graduação em Ortodontia da FHO, Dra. Silvia Vedovello; e a professora do Dept. de Saúde - Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Dra. Técia Mendes Daltro Borgese.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente