Trabalho de aluno do Programa de Mestrado em Ortodontia da FHO será publicado na European Journal of Orthodontics
Sexta-Feira - 05 de junho de 2020

A dissertação tem grande relevância epidemiológica em relação ao surto de Zika ocorrido nos últimos anos.

Mais uma conquista para o Programa de Mestrado Profissional em Ortodontia da FHO! A dissertação do aluno Renato Araújo Ribeiro, orientado pelo Prof. Dr. Milton Santamaria Júnior, foi aprovada para publicação em uma das revistas mais conceituadas e com maior impacto científico na área da Ortodontia: a European Journal of Orthodontics.

O estudo foi realizado no Ambulatório Multiprofissional de Acompanhamento de Crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador (BA) e avaliou as consequências iniciais no desenvolvimento craniofacial e as implicações orais em pacientes infectados durante a gestação que sofreram alterações neurológicas, tendo como resultado a microcefalia, causada pelo Zika vírus. "Esta é uma importante publicação, neste momento onde viroses emergentes - como o ZIKA vírus em nosso país ou a própria pandemia do COVID-19 - têm causado tanto sofrimento à espécie humana", comentou o Prof. Dr. Milton Santamaria.

De acordo com o professor, com as informações colhidas, o cirurgião-dentista e principalmente o ortodontista terão ferramentas para determinar o prognóstico de crescimento facial destes pacientes e poderão planejar a melhor terapêutica a ser desenvolvida nos casos que envolvem um atendimento multidisciplinar. "São estas publicações em revistas de relevância no meio científico que mostram a qualidade dos projetos de pesquisa desenvolvidos nos programas stricto sensu de Odontologia e Ciências Biomédicas da nossa Instituição e que confirmam a boa avaliação junto a CAPES que eles vêm recebendo durante todos estes anos".

O trabalho "Oral and maxillofacial outcomes in children with microcephaly associated with the congenital Zika syndrome" (DOI 10.1093/ejo/cjaa036) tem como coautores a neuropediatra do Hospital Geral Roberto Santos, Adriana Mattos; o professor do Programa de Pós-graduação em Gestão e Saúde Coletiva da FOP-UNICAMP, Dr. Marcelo Meneghim; a professora do Programa de Pós-graduação em Ortodontia da FHO, Dra. Silvia Vedovello; e a professora do Dept. de Saúde - Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Dra. Técia Mendes Daltro Borgese.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Como Chegar

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente