Mais de 15 novos e-books didáticos estão disponíveis na Biblioteca Digital da FHO
Sexta-Feira - 13 de novembro de 2020

Os livros estão disponíveis no acervo online da Instituição e podem ser acessados por qualquer dispositivo eletrônico.

A Biblioteca Digital da FHO ganhou novos e-books didáticos! As publicações foram escritas por docentes da área e produzidas e revisadas pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Didáticos (CEMAD), com exemplos, exercícios práticos e dicas que contribuem para os estudos dos alunos da FHO. Os livros estão disponíveis no acervo online da Instituição (SophiA) e os estudantes podem acessá-los por qualquer dispositivo eletrônico: celulares, computadores ou tablets.

Mais de 15 novos e-books foram adicionados, como o livro "Práticas de primeiros socorros", onde os alunos terão a oportunidade de conhecer as principais práticas envolvendo as urgências e emergências clínicas e traumáticas. "O conteúdo se destina principalmente às disciplinas de primeiros socorros dos cursos do Núcleo comum de Saúde, educação física e Estética, mas está aberto a todos que queiram saber mais a respeito. Essa foi uma experiência nova de construção de material, superando as expectativas e alcançando um resultado muito satisfatório de aceitação em pouco tempo de utilização da obra com os alunos", comentou o Prof. Antonio Peripato, co-autor do livro, juntamente com o Prof. Luiz Fernando Fogaça. "No e-book os alunos irão encontrar desde a simples definição de urgência e emergência, como conteúdos hiper problematizados em lugares de risco, como infarto, parada cardiorrespiratória, engasgamento, emergências diabética e hipertensivas, sinais clássicos de acidente vascular, entre outros conteúdos. Esperamos que todos possam acessar e pesquisem os conteúdos descritos por nós com muita satisfação, incluindo os vídeos para ilustrar", completou Fogaça.

As publicações abordam diversas áreas do conhecimento. Um dos e-books recém-lançados, de autoria do Prof. Dawson Izola, mostra que "o mundo tridimensional da realidade é bem diferente do mundo bidimensional da lousa" por meio de experimentos próprios ou montados no Laboratório de Operações Unitárias e Hidráulica da FHO. "O livro traz exercícios e experimentos, considerando todas as variáveis em questão e adotando uma abordagem muito útil ao engenheiro, dotando-o de treinamento para quando for resolver problemas semelhantes na sua vida profissional", comentou o professor.

Na área de exatas, outra novidade é o livro "Cálculo I", que aborda os principais conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral I (Limites, Derivadas e Integrais) de uma forma menos teórica e com uma linguagem simples e motivadora, além de incluir recados e notas de aulas do Prof. Wellington Ribeiro dos Santos, autor da publicação. Para ele, participar do projeto foi um momento de realização. "No início várias dúvidas e dificuldades surgiram e com o empenho de todos, coordenadores, equipe de apoio e colegas de trabalho, cada situação foi sendo resolvida e superada. Hoje, com a obra pronta, me sinto orgulhoso de fazer parte deste time e poder contribuir para a evolução e aperfeiçoamento dos cursos da Instituição".

Confira todos os lançamentos

• Matemática Aplicada, Rodrigo Rosalis Silva
• Fundamentos da Administração, Nelson Oliveira Stefanelli
• Práticas de laboratório: mecânica dos fluidos, Dawson Tadeu Izola
• Física geral III: exercícios resolvidos, Wadley Calegaro de Castro
• Física geral III, Wadley Calegaro de Castro
• Física geral IV, Tabata Vidal
• Práticas de primeiros socorros, Antonio Francisco Peripato Filho e Luiz Fernando Fogaça
• Conteúdos e Metodologia da Educação Física
• Fundamentos da Língua Portuguesa
• Bioestatística, Gislaine Maria Fontanetti Bortolotti
• Programação matemática para engenharia: aplicações com MATLAB®, Marcio Rodrigues Sabino
• Programação de computadores I: uma abordagem com Python, Marcílio Francisco de Oliveira Neto
• Cálculo I, Wellington Ribeiro dos Santos
• Fisiopatologia, Daisy Cristina Borges da Hora
• Genética Clínica, Flávia Lima Costa Faldoni
• Tecnologia e análise de alimentos, Fernanda Flores Navarro
• Imunologia Clínica, Flávia Lima Costa Faldoni
• Microbiologia de Alimentos, Cleber Rogeres de Andrade e Fernanda Flores Navarro
• Laboratório de Física Geral IV, José Camilo Barbosa e José Ricardo Melges Bortolin

Como acessar a Biblioteca Digital

• Acesse o link (http://sophia.uniararas.br) ou, no site Institucional, (www.fho.edu.br) acesse o menu "Biblioteca" > "Acervo".

• Você será direcionado à versão online da Biblioteca "Duse Rüegger Ometto".

• No campo de busca, digite o nome do E-book e marque o item "Registros com conteúdo digital". Clique em buscar.

• O sistema irá carregar todos os livros relacionados à sua busca, incluindo os novos E-books publicados.

• Para fazer o download do E-book, clique no item "Conteúdo digital", localizado à direita da tela.

• O E-book será salvo automaticamente no seu dispositivo para você ler quando quiser.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente