Mais de 20 mil pessoas foram alcançadas pelas publicações da Liga de Traumatologia e Emergência da FHO em redes sociais em 2020
Quinta-Feira - 25 de março de 2021

No início do mês, alunos e professores integrantes da Liga de Traumatologia e Emergência (LTE) da FHO reuniram-se virtualmente para a cerimônia oficial de encerramento das atividades, compartilhando com orgulho as conquistas e as atividades realizadas. 

Em 2020, a aluna de Fisioterapia e Presidente da LTE/FHO, Maria Lúcia Campos, passou a representar a Liga e a Instituição na Diretoria de Prevenção e Extensão (Gestão 2020) do Comitê Brasileiro das ligas do Trauma (CoBraLT), junto à integrantes de outras Ligas de Urgência do país.   

No mesmo período, a Liga também passou a integrar o Programa ''Salvando Vidas'' do CoBraLT e da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), que visa ensinar e conscientizar a população sobre os primeiros socorros utilizados em situações comuns de urgência e emergência, contribuindo para a prevenção das fatalidades relacionadas a área.

Em virtude da pandemia de Covid-19, as ações foram transferidas para o ambiente virtual, com atividades online destinadas à comunidade. Entre os meses de março e novembro, a LTE alcançou mais de 23.000 pessoas com publicações nas redes sociais: materiais do Programa ''Salvando Vidas'' (CoBraLT) relacionados aos temas de Engasgo, Ferimentos, Prevenção de acidentes em casa, Queimaduras, Prevenção ao Trauma infantil, Convulsões, Intoxicação, Setembro Amarelo e PCR; além de vídeos sobre primeiros socorros produzidos na FHO e um quiz semanal sobre os assuntos abordados.

Alunos e professores também se dedicaram a produzir materiais específicos sobre o combate ao Coronavírus e promoveram lives relacionadas à paramentação e desparamentação em tempos de pandemia, com a participação da professora de Enfermagem, Dayane Ferreira.

Durante o encontro, Maria Lúcia se despediu da Presidência da Liga, que agora será ocupada pela aluna do curso de Fisioterapia, Helena Cambi, e agradeceu a oportunidade pelos dois anos de experiência como integrante do projeto. ''Foi uma responsabilidade muito grande, mas agradeço imensamente pela confiança dos professores em mim. Eu aprendi muito com a Liga! (...) Este foi um ano difícil para todo mundo e continua sendo, mas quero agradecer a todos'', disse emocionada. 

Coordenadora de Comunidade e Extensão foi homenageada como ''Membro Honorário da LTE/FHO''

A cerimônia contou ainda com uma homenagem à Coordenadora de Comunidade e Extensão da FHO, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini, como a primeira pessoa a receber o certificado de ''Membro Honorário da LTE/FHO'', pelo apoio prestado ao grupo. ''Todos os anos somos auxiliados por várias pessoas fora da Liga. Parceiros que sempre nos ajudam, pensando no nosso aprendizado e bem-estar. A Profª Cristina é hoje a primeira a receber essa honraria. Eu gostaria de agradecer a ela por sempre acreditar na Liga. (...) Você nos acolheu e apoiou nestes quase 10 anos de atividade e sempre esteve com a gente nos bastidores. Então hoje, nada mais justo do que trazer você aqui na frente e mostrar o seu lugar junto conosco. A sua colaboração para que nós pudéssemos fazer o que já fizemos é imensurável. Se já capacitamos e sensibilizamos, acreditamos que mais de 100 mil pessoas, e recebemos relatos de pessoas que foram salvas, você faz parte de tudo isso. Você sempre foi um membro da Liga de Traumatologia e Emergência. Agora você só vai vestir a camisa. Muito obrigado!'', discursou o Coordenador da Liga e do curso de Enfermagem, Prof. Me. Antonio Francisco Peripato Filho.

A Profª Cristina parabenizou todos os professores e membros da Liga pelo trabalho: ''Quando o Prof. Antonio me procurou há alguns anos para falar sobre o Grupo de Estudos, que teve início no curso de Enfermagem, nós vimos um grande potencial. Ele sempre tem muitas ideias e graças a essa dedicação, e aos demais alunos e professores, nós temos conseguido desenvolver atividades que são um diferencial. A Liga tem feito um trabalho marcante não só para a Instituição, mas para a comunidade, que é a nossa  finalidade maior. (...) Infelizmente vocês não conseguiram realizar as atividades da maneira como estão acostumados, mas fico feliz em saber que encontraram outros caminhos e continuaram o trabalho, chegando até as pessoas. Isso é muito importante. E eu preciso fazer uma homenagem especial a cada um de vocês, profissionais da saúde, porque estão atuando e ajudando muito desde o ano passado à frente da pandemia. E isso não é fácil. Nós sabemos as dificuldades de todos e vemos a quantidade de horas que cada um de vocês se dedicou ao projeto. (...) Quero agradecer todo este carinho, mas também quero homenageá-los e cumprimentá-los pelo trabalho que vocês têm desenvolvido''.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sáb
28°C
19°C
Chuva: 67% (7 mm)

Como Chegar