Projeto ''Física com Super-Heróis'' chega às salas de aula
Segunda-Feira - 18 de outubro de 2021

O projeto tem o objetivo de tornar as aulas de Física mais atrativas para professores e alunos, de forma gratuita.

Já imaginou aprender Física com os super-heróis? Entender a velocidade com que o Flash se desloca no espaço-tempo? Qual a distância, em km, de Krypton até o Planeta Terra? Os paradoxos que envolvem a viagem no tempo? Ou porque o Homem-Aranha não conseguiu salvar a namorada Gwen com sua teia?

Acredite, isso já é possível. Um time de 14 super professores da Fundação Hermínio Ometto (FHO), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade de São Paulo (USP), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), do Colégio Puríssimo - Rede ICM de Educação, da Academia de Força Aérea (AFA) e da Florida Atlantic University se reuniu com uma missão: tornar as aulas de física mais divertidas e atrativas e ajudar alunos e professores que não tem acesso à essas informações a (re)descobrirem a ciência.

Para isso, eles apresentam os encantamentos relacionados à Física em um e-book repleto de histórias dos super-heróis da Marvel, DC e dos grandes clássicos dos quadrinhos e da TV, que reúne mais de 160 exercícios adaptados de importantes vestibulares do país, do ENEM, e de autoria dos professores, com resolução para facilitar os estudos e inspirar o aprendizado.

A ideia surgiu com o início da pandemia de Covid-19 e o impacto causado no  ensino, em especial, para os alunos mais carentes. ''Foi aí que reunimos esse grupo maravilhoso de professores com uma proposta: doar parte de seu tempo para criar mais exercícios, organizá-los e gerar um livro totalmente gratuito para ajudar os alunos que não têm acesso a essas informações. Como não podia deixar de ser, o grupo prontamente aceitou a ideia e começamos a nos reunir virtualmente para elaborar este trabalho, que foi feito com muito carinho. São amigos queridos e duas paixões: a Física e os heróis'', contou o professor e Coordenador do Núcleo Comum de Engenharia da FHO, Huemerson Maceti.

A publicação ainda conta com prefácio do físico e astrônomo brasileiro, Marcelo Gleiser. ''Neste manual fantástico, divertido, bem escrito e muito bem-humorado, os alunos vão aprender brincando, entendendo bem a diferenciar as fronteiras entre o possível (o que obedece às leis da natureza) e o impossível, que define, afinal, os superpoderes da maioria dos heróis de ficção'', comenta, em trecho do prefácio.

O download do material pode ser feito pelo link e o livro já conta com mais de 7 mil downloads na página da FHO. Além disso, exemplares físicos do livro estão sendo doados pela FHO para mais de 260 escolas parceiras da Instituição, na região de Araras. Os materiais poderão ser utilizados pelos(as) professores(as) de Física nas aulas.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Como Chegar

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente