Área Restrita

Segunda-Feira, 13 de Março de 2017
Ex-aluna de Fisioterapia defende mestrado na Unicamp

É com orgulho que compartilhamos a notícia da defesa de mestrado da ex-aluna da FHO|Uniararas, Jéssica Silva Ferreira. Graduada em 2014, a fisioterapeuta ingressou no ano seguinte no Mestrado em Biologia Celular Estrutural com Área de Concentração em Anatomia, pela Unicamp.


Sob o título, "Efeito do laser de baixa intensidade sobre a autofagia em fibras musculares atróficas", o trabalho teve como orientador o Dr. Humberto Santo Neto, professor Titular em Anatomia Humana da Unicamp.


A banca de defesa foi composta pelos professores convidados Dra. Cristina Aparecida Veloso Guedes, coordenadora do curso de Fisioterapia da FHO|Uniararas; e Prof. Prof. Dr. Bruno Rodrigues, da Faculdade de Educação Física da Unicamp. "O dia da defesa foi melhor do que eu esperava. Deu tudo certo e os professores fizeram considerações muito importantes para o meu trabalho. Eu adorei a experiência, porque foi muito importante para mim, enquanto profissional, passar por esta fase. Esta linha de pesquisa propõe uma visão diferente da que estamos acostumados na Fisioterapia. Muitas vezes nosso foco é a reabilitação final, mas não entendemos o processo como um todo dentro da nossa célula. Então meus estudos completaram a minha visão, me permitindo acompanhar desde o micro até o macro, o resultado final, que é o que faço com meu paciente e o que eu estudo em Anatomia", contou Jéssica.


Durante a graduação, Jéssica explorou todas as possibilidades que a Instituição e o curso de Fisioterapia lhe proporcionaram - um intercâmbio para Aveiro, em Portugal, pelo Programa Ciência sem Fronteiras; a participação no Projeto Rondon; as vivências em estágio e em sala de aula - o que lhe garantiu diferentes experiências. "Tudo contribuiu para eu chegar aqui. A minha participação no Rondon foi muito importante para, mais uma vez, eu ver que realmente gosto da área acadêmica, porque durante o projeto tive a oportunidade de ministrar aulas e palestras para a comunidade. E o intercâmbio me fez sair um pouco da minha zona de conforto enquanto aluna, acostumada apenas a um modelo de aula. Lá fui muito incentivada a estudar, a ler livros e também tive o primeiro contato com a pesquisa. Então essas experiências contribuíram nos dois sentidos: uma para me mostrar que área eu realmente queria me dedicar, a área acadêmica, e outra para me mostrar que eu também queria a pesquisa".


Parabéns pela conquista Jéssica!

Indicar esta notícia
Versão para impressão Comunicar erros
Prêmios
  • Parcerias
  • UNIARARAS - Fundação Hermínio Ometto - Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 - Jd. Universitário | Araras - SP - CEP: 13607-339 - Tel: (19) 3543-1400
    © 2012 - Fundação Hermínio Ometto - CETEC - Todos os direitos reservados / © 2005-2012