Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva: Cardiologia - Pós-Graduação - FHO|Uniararas

Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva: Cardiologia

Objetivos

O curso irá capacitar o profissional tanto para a administração de Unidades de Terapia Intensiva, quanto para a coordenação de equipes de enfermagem nestas unidades.
O pós-graduado será capaz de prestar assistência de enfermagem ao cliente portador de afecções cardíacas, por reconhecer e assistir as principais condições clínicas e cirúrgicas no cliente crítico, além de executar técnicas especializadas e manusear instrumentos próprios de UTIs, como monitores cardíacos, ventiladores mecânicos, oxímetros, monitores de swan-ganz e de PAM. O discente será preparado para exercer a função assistencial e gerencial de unidades específicas em Unidade de Terapia Intensiva, como: Neurologia, Traumatismo, Oncologia, Cardiologia, Clínica etc. Entre as disciplinas do curso estão: Alterações Frequentes em UTI; Assistência em Unidade de Queimados; Terapia Nutricional no Paciente Grave e a Assistência de Enfermagem em Unidade Coronariana.

Público-Alvo

Enfermeiros.

Carga Horária

560 horas - 18 meses

Número de Vagas

30 vagas

AVISOS IMPORTANTES:
1 - A FHO|Uniararas reserva-se ao direito de não oferecer o curso que não atenda ao número mínimo de candidatos matriculados;
2 - O mero preenchimento da inscrição NÃO garante a vaga no curso, ficando esta dependente da efetivação da matrícula pelo interessado, conforme regimento interno da Instituição;
3 - As inscrições ficarão disponíveis no site enquanto houver vagas disponíveis.

Estrutura Curricular

Núcleo Básico - 80 horas
- Farmacologia - 20 horas
- Fisiologia - 40 horas
- Sistematização de Assistência de Enfermagem - 20 horas

Núcleo Específico - 160 horas
- Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico - 75 horas
- Alterações frequentes em Ambientes Críticos - 75 horas
- Administração em Enfermagem - 10 horas

Núcleo Avançado - 160 horas
- Elaboração do Projeto Científico - 50 horas
- Estágio - 70 horas
- Assistência em Unidade de Queimados - 10 horas
- Terapia Nutricional no Paciente Grave - 10 horas
- Assistência de Enfermagem em Unidade Coronariana - 20 horas

Núcleo Comum - 160 horas
- Didática do Ensino Superior - 30 horas
- Metodologia da Pesquisa Científica - 30 horas
- Trabalho de Conclusão de Curso - 100 horas

(*) Sujeito a alterações conforme o andamento do curso.

Coordenação

Prof. Me. Antonio Francisco Peripato Filho
antonioperipato@uniararas.br
posgraduacao@uniararas.br

Graduado em Enfermagem - Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO|Uniararas
Especialista em Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar - FHO|Uniararas
Mestre em Ciências Biomédicas - FHO|Uniararas

Prof. Me. Luiz Fernando Fogaça
luizfogaca@uniararas.br

Mestrado em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (2007), especialização em Sexualidade Humana - Educação Sexual pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e especialização em Saúde Familiar e Home Care pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (2003). Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990) e Licenciatura Plena em Enfermagem - Programa Especial de Formação Pedagógica para Docência em Enfermagem, nos termos da Deliberação CEE nº 10/99, pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO|Uniararas.
Atualmente é professor do Centro Universitário Hermínio Ometto. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública.

Whatsapp

(19) 9 9759-1139

Docentes

- Prof. Me. Marcelo Gomes de Carvalho
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho (1990), em Habilitação Médico-Cirúrgica pela Universidade Gama Filho (1990), Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Gama Filho (1990) e Mestrado na UnG - Universidade Guarulhos (2008) sob a orientação da Professora Doutora Edna Arcuri - tema "Influência do comprimento do manguito na medida indireta da pressão arterial". Atualmente leciona na área de Urgência e Emergência, coordena o curso de especialização técnica de nível médio e o curso de Especialização em Urgência e Emergência da Faculdade de Medicina. Livros no prelo: Farmacologia em cardiologia e na Emergência (Ed. Érica), Bioética relacionada ao paciente crítico (Ed. Érica), Atendimento Pré-Hospitalar para Enfermagem Suporte Básico e Avançado de Vida (Ed. Érica), Terceira edição.

- Profa. Dra. Maria Giovana Borges Saidel
Enfermeira desde 2005, coordenadora do curso de Enfermagem e docente da graduação e pós-graduação do Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO|Uniararas. Graduou-se e Licenciou-se em Enfermagem pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO|Uniararas (2005), concluindo nesse Centro Universitário Especialização em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (2007) e Especialização em Enfermagem do Trabalho (2008). Por seis anos (2000 - 2006) exerceu atividades clínicas na área de enfermagem, como Auxiliar de Enfermagem e Enfermeira (Centro de Atenção Integral à Saúde, Clínicas e Ambulatórios). Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Enfermagem desde 2010 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na área da pesquisa atua com metodologia qualitativa e referencial teórico: Representações Sociais; estuda também questões teóricas sobre psiquiatria, envelhecimento, administração e processo de enfermagem.

- Prof. Esp. Arnaldo Santana Menezes
Graduação pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Atualmente é pesquisador assistente do Centro Universitário Ítalo Brasileiro e Enfermeiro Analista de Ensino do Hospital Alemão Oswaldo Cruz - responsável pelas atividades do Ministério da Saúde na área de Capacitações em Urgência e Emergência, a nível nacional. Especialista em Docência, voltado à Educação Continuada e Simulação Realística; especializando em Urgência e Emergência em Enfermagem com ênfase em Pronto Socorro e Unidade de Terapia Intensiva. Professor convidado de instituições de ensino de nível de pós-graduação, nas disciplinas de Atendimento Pré-Hospitalar, Trauma e Urgência e Emergência.

- Profa. Ma. Ana Paula Rigon Garcia
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é enfermeira da Universidade Estadual de Campinas e doutoranda na Faculdade de Enfermagem - Unicamp. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem psiquiátrica, cuidados de enfermagem, saúde mental, saúde da família e processo de trabalho.

- Profa. Dra. Erika Christiane Marocco Duran
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerenciamento da Assistência de Enfermagem. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em enfermagem em saúde do trabalhador, enfermagem médico-cirúrgica, processo de enfermagem.

(*) Sujeito a alterações conforme o andamento do curso.

Áreas

MESTRADO
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

MESTRADO
ORTODONTIA

FHO|Uniararas - Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

COMO CHEGAR