• FINALIDADE
 
  A Biblioteca “Duse Rügger Ometto” está localizada no prédio central do Campus Universitário, e sua finalidade é oferecer através de seus acervos e instalações, suporte técnico-científico às atividades de ensino, pesquisa e extensão à toda a comunidade universitária.

São considerados usuários da Biblioteca: Docentes, Alunos de Graduação, Pós-Graduação, Funcionários, Alunos da AHEDA e a Comunidade em geral.
 
 
  • INSCRIÇÃO
 
  O aluno, ao efetuar matrícula no Centro Universitário, estará automaticamente inscrito na Biblioteca, basta apresentar seu crachá no balcão de atendimento e atualizar seu cadastro.

Consulta local – Disponível à toda a comunidade.

Empréstimo domiciliar – É facultado somente à comunidade universitária que possua vínculo institucional com o Centro Universitário, mediante a apresentação do crachá.

O acervo está disponível para empréstimo de acordo com a seguinte categorização, a saber:

CATEGORIA LIVROS VIDEOS CDs DVDs PRAZOS

ALUNOS AHEDA

1 1 1 1 7 dias

FUNCIONÁRIOS

2 1 1 1 7 dias

GRADUAÇÃO

3 3 3 3 7 dias

PÓS-GRAD SEMANAL

3 3 3 3 7 dias

PÓS-GRAD QUINZENAL

2 2 2 2 15 dias

PÓS-GRAD MENSAL

2 2 2 2 30 dias

COORDENADORES

10 3 3 3 30 dias

PROFESSORES

6 3 3 3 15 dias

O empréstimo de DVDs, CDs e fitas de vídeo, só será efetuado se a biblioteca possuir mais de um exemplar no acervo.
Não são passíveis de empréstimo: Obras de referência (enciclopédias, dicionários, atlas, etc..), periódicos e obras da coleção didática e/ou reservadas pelos professores, designadas como " consulta local"

Renovação:
A renovação poderá ser feita tanto pelos terminais de acesso na biblioteca como também via internet. Só não será permitido a renovação após o vencimento ou se a obra estiver reservada para outro usuário.

Reserva:

A reserva poderá ser feita tanto pelos terminais de acesso na biblioteca como também via internet. Somente será permitido a reserva quando todos os exemplares estiverem emprestados.

Empréstimo entre Bibliotecas:
A Biblioteca "Duse Rügger Ometto" pode efetuar e solicitar o EEB para Bibliotecas de outras instituições cadastradas.
 
 
  • GUARDA-VOLUMES
 
  O guarda-volumes é destinado à guarda de pertences do usuário apenas durante sua permanência na Biblioteca.

Para entrar na Biblioteca, o usuário deverá solicitar uma chave no balcão de atendimento e deixar no guarda-volumes: bolsas, mochilas, pastas, pochetes, fichários etc.., entrando apenas com cadernos, lápis e canetas.

No momento da saída da Biblioteca, o usuário deverá devolver a chave, e, em caso de extravio ele se responsabilizará pelo custo de sua reposição.
 
 
  • DIREITOS E RESPONSABILIDADES
 
  Da Biblioteca:
É responsável pelo controle, guarda, manutenção, conservação e integridade do material bibliográfico constante de seus acervos.

Oferecer atenção especial aos usuários, disponibilizando serviços/produtos de qualidade para a sua legitimidade quanto responsável pela disseminação da informação armazenada.

Acompanhar os avanços nas áreas de informática e tecnologia, e oferecer à comunidade acadêmica ferramentas cada vez mais eficazes para agilização dos serviços e exploração do universo da informação digitalizada, como também disponibilizar softwares e equipamentos especiais para portadores de necessidades especiais.

Política de expansão e atualização do acervo: a Biblioteca, além de cumprir os padrões de qualidade recomendado pelo MEC, dispõe-se a manter o acervo atualizado, de acordo com os pedidos de materiais sugeridos pelos seus usuários através do Site “indicação de material bibliográfico” ou através de sugestões deixadas pelos usuários no balcão de atendimento.

Do usuário:
É responsável pelo material bibliográfico colocado à sua disposição, seja para consulta local ou empréstimo domiciliar, devendo utilizá-lo com o devido cuidado a fim de preservar a sua integridade.

O usuário deve efetuar a devolução do material bibliográfico emprestado até a data estabelecida, ficando até lá, sob sua estrita responsabilidade, a guarda, conservação e integridade do mesmo.

Não é permitido falar alto, fumar, comer ou beber no interior da Biblioteca.

Os telefones celulares devem permanecer desligados durante a permanência na Biblioteca.

Após a consulta, deixar o material em cima das mesas e carrinhos, nunca recolocá-los nas estantes.

Utilizar a Internet apenas para fins acadêmicos.

Não é permitida a alteração das configurações dos equipamentos de acesso a Internet e consultas ao acervo.
 
 
  • INFRAÇÕES DISCIPLINARES
 
  Atraso na devolução - Será cobrada multa de R$ 2,00 por dia de atraso para cada material emprestado, contando dias corridos, inclusive sábados, domingos e feriados.

Danificar e/ou extraviar o Material Bibliográfico - O usuário que danificar ou extraviar o material bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, é obrigado a ressarcir o Centro Universitário, através da reposição de obra idêntica em perfeito estado de conservação, ou por outra obra indicada pela coordenação da Biblioteca caso esta esteja esgotada.

Até o ressarcimento do material e/ou pagamento de multa, o usuário ficará bloqueado no Sistema, impossibilitado de efetuar empréstimos.




Os casos omissos neste Regulamento serão analisados e encaminhados pela Coordenação da Biblioteca Ad Referendum da Reitoria.