Área Restrita

  • DICAS GERAIS PARA PESQUISA EM SITES DE BUSCA
 
Existem algumas regras que podem ser de muita valia para quem faz buscas com muita frequência. Como, com certeza, todo o usuário que navega na Web é porque deseja obter muitas informações, sendo necessário conhecer pequenos macetes que auxiliam na busca por essas informações.

Você sabe que informação está lá, mas como encontrá-la?
 

 
  • ENCONTRANDO O QUE VOCÊ PRECISA
 
Em um universo composto por milhões de páginas, é quase certo que a informação que você procura está na web. Por muitas vezes a web foi comparada a uma grande biblioteca, mas se na biblioteca você tem a ajuda da equipe da biblioteca, quem poderia ajudá-lo na pesquisa sobre um tópico entre os milhares que existem?

Comece a escolher pelo portal da sua busca.

 

 
  • DICAS
 
Essas regras podem ser usadas em quase todos os mecanismos de busca em vários portais da Web, portanto a regra pode não funcionar em um portal, mas funciona perfeitamente em outros.

Procure ler as recomendações sobre pesquisa que cada site oferece, assim você terá a certeza da maneira correta.

Evite usar conjunções, preposições ou números. Estes costumam trazer respostas não muito precisas, por serem de uso comum.
 

 
  • UTILIZE SINÔNIMOS OU EXPRESSÕES SEMELHANTES
 
EXEMPLO: se não encontrar os resultados para busca viagens de navio, tente fazer a busca novamente com as palavras cruzeiro marítimo.

Se a busca por dicas de pesquisa na web não for precisa ou for necessária uma filtragem maior, tente refazer a pesquisa com dicas pesquisa web.

Para a frase dicas de pesquisa na web obteve 1.270.000 páginas encontradas. E para a frase dicas pesquisa web obteve 243.000 páginas. Observe a diferença nos números de páginas recuperadas apenas por se ter retirado as preposições.
 

 
  • UTILIZE A FRASE EXATA COM ASPAS “ “
 
A maioria dos portais aceita que se faça a busca por frases exatas.

Colocando a frase inteira entre aspas (“ ”) exibirá somente as páginas que contenham o assunto digitado, na ordem digitada.

Exemplo:
“Engenharia de software”
“Medicina alternativa”
“Histopatológico de ameloblastoma”
 

 
  • OPERADOR “+”
 
ADIÇÃO – A palavra que vier após esse operador será solicitada.

Isto significa que o buscador não mostrará páginas com as outras palavras digitadas, mas sim todas que tenham o operador antes da palavra reservada.

As outras palavras apenas aparecerão no resultado se fizerem parte do assunto da palavra chave pesquisada com o operador.

Geralmente este operador é representado pelo sinal de mais “+” , “e” , “and”

Exemplo:
oncologia +mamária
 

 
  • OPERADOR “-”
 
SUBTRAÇÃO Inverso do primeiro operador. Quaisquer páginas que contenham a palavra subseqüente a esse operador não serão exibidas.

É representado por um sinal de menos (-)

Exemplo:
praias brasileiras -rio
 

 
  • OPERADORES “ou” , “or”
 

ALTERNATIVA

Procura uma das palavras, antes ou após este operador. Representado por “ou” , “or”

palmeiras ou grêmio
palmeiras or grêmio
trará como resultado páginas que tratem de um time ou outro.

IMPORTANTE: Certifique-se de colocar o sinal antes da palavra, sem espaços.
biscoito +chocolate –manteiga
 

 
  • PESQUISA EM BUSCADORES ESPECÍFICOS
 

São ferramentas de busca que procuram em bases de dados temas específicos, no caso, Saúde e Odontologia. O resultado obtido com estas ferramentas é muito mais próximo do desejado, já que não há a chance de ser exibida uma página muito fora do assunto que está pesquisando.

Alguns buscadores específicos da área da saúde.



A Bireme possui um projeto que fornece full text de diversas publicações, no Brasil e no exterior. Este projeto é chamado ScIELO (Scientific Eletronic Online) tem um link na página principal da Bireme. Clique sobre ele para acessar a home Page da ScIELO. Em seguida, clique sobre um país de publicação ou sobre o assunto para pesquisa.

Ao selecionar a opção pesquisa em base de dados, será exibido uma lista contendo as bases de dados disponíveis na BVS. Veja aqui esta lista e uma descrição da própria página da Bireme.

 

 
  • BIREME
 
BIREME: é um Centro Especializado da Organização Pan-Americana da Saúde- OPAS, estabelecido no Brasil desde 1967, em colaboração com OMS, com o Ministério da Saúde e outras entidades, onde foi desenvolvido a BVS – Biblioteca Virtual da Saúde.

Não é exatamente um buscador, a BVS é como próprio nome sugere, é uma Biblioteca na internet.

Para efetuar uma pesquisa em base de dados, selecione o link pesquisa em base de dados, em literatura científica. Este é um tipo de pesquisa que fornece o abstract dos artigos.



A Bireme possui um projeto que fornece full text de diversas publicações, no Brasil e no exterior. Este projeto é chamado ScIELO (Scientific Eletronic Online) tem um link na página principal da Bireme. Clique sobre ele para acessar a home Page da ScIELO. Em seguida, clique sobre um país de publicação ou sobre o assunto para pesquisa.

Ao selecionar a opção pesquisa em base de dados, será exibido uma lista contendo as bases de dados disponíveis na BVS. Veja aqui esta lista e uma descrição da própria página da Bireme.


Tela de pesquisa em literatura científica.

Caso queira informações específicas sobre qualquer uma destas bases de dados, clique sobre o marcador com o símbolo a imagem a esquerda da descrição.

No exemplo a seguir será utilizada a procura na MEDLINE, que possui artigos do mundo inteiro.




Em seguida clique sobre o botão


 

 
  • PESQUISA REFINADA, COM USO DE VÁRIOS CAMPOS.
 
A pesquisa feita apenas com a palavra Platibasia, foi obtido 88 resultados. Refinando a pesquisa, foram obtidos 4 resultados, um número bem mais fácil de ser analisado e, mesmo os artigos, com certeza estarão bem mais próximos do assunto procurado.


Outra forma de se encontrar o que se procura é utilizando o índice. Pode-se obter um índice de cada um dos campos disponíveis, selecionando-o na lista e clicando em Índice, do lado direto dos campos. Será aberta outra tela onde você precisará digitar uma palavra ou início dela e, em seguida, clicar em para obter a lista das palavras disponíveis que atendem ao texto digitado.

Caso queira um índice alfabético de palavras, clique sobre uma das letras na parte inferior da tela. Se não souber a palavra chave completa, digite apenas as iniciais e clique em mostrar índices, e um dicionário de palavras anexadas aos registros será exibida.


Clique sobre a palavra de busca e clique novamente em Pesquisar.


Exibição do índice das palavras disponíveis iniciando com Plati a partir do campo palavras.

São exibidas, no máximo, 100 palavras de cada vez. Para ver as próximas 100 palavras, clique em . Para adicionar alguma das palavras exibidas à sua pesquisa inicial – aquela na qual você estava quando clicou sobre índice -, clique sobre a palavra (ou clique e arraste para selecionar mais de uma palavra) e clique em

Pode-se utilizar o índice de palavras quando não conhece a grafia correta de uma palavra ou quando palavras semelhantes possam ser interessantes em uma pesquisa. No caso específico da procura na MEDLINE, esta opção é muito útil, já que na maioria dos artigos encontra-se em outras línguas, que não o português.

Os resultados são de fácil compreensão, com opção de envio para a impressora, para um e-mail. salvar no computador ou solicitar a fotocópia do artigo completo à Bireme.


Exibição do resultado da pesquisa na BVS.


Pode imprimir ou solicitar fotocópias dos artigos, nos ícones do lado esquerdo da tela.
Para solicitar fotocópia de artigos á Bireme, o usuário precisará cadastrar-se primeiro,
manobra esta que é realizada com muita facilidade.
 

 
  • CAPES
 

O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso ao texto completo , publicações periódicas internacionais e nacionais e resumos das mais renomadas publicações, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na Web.

A página de periódicos do Portal (http://periodicos.capes.gov.br) informa com detalhes todos os recursos oferecidos.

No exemplo a pesquisa se faz em texto completo e a palavra chave para busca é Odontopediatria.





Dois títulos de periódicos foram recuperados , sendo que um só pode ser acessado se a Instituição possui assinatura do Portal, e outro de acesso livre.

Com a escolha de acesso livre: clique no link com o título da revista e você será redimensionado para a página onde estarão todas as publicações disponíveis para download.
 

 
  • PUBMED
 
A PubMed é a própria MEDILINE, com acesso direto as informações, com atualizações semanais e uma ampla base de dados. Tem como desvantagem, para alguns, ser totalmente em inglês (de maneira geral quem domina bem o idioma inglês terá um proveito maior dos recursos de informática, em especial da internet).

A vantagem é que se pode obter uma quantidade maior de informações pela PubMed do que acessando a MEDILINE por outros meios como pela Bireme.


 

 
  • FREEMEDICAL
 
FreeMedical é uma base de dados com jornais médicos grátis, em (full text).
O número de artigos encontrados é bem menor do que na MEDILINE , mas os textos são na íntegra, valendo a pena consultá-lo também.



Prêmios
  • Parcerias
  • UNIARARAS - Fundação Hermínio Ometto - Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 - Jd. Universitário | Araras - SP - CEP: 13607-339 - Tel: (19) 3543-1400
    © 2012 - Fundação Hermínio Ometto - CETEC - Todos os direitos reservados / © 2005-2012