Área Restrita

Muitos homens viveram além do seu tempo. Nas artes, nas ciências, na filosofia, tivemos exemplos de gênios que nem sequer chegaram a ser compreendidos pelos seus contemporâneos. Cérebros privilegiados que criaram e realizaram obras gigantescas, enfrentando contrários e contrariedades, mas tendo em mira apenas a consecução de grandes idéias e a concretização de ideais superiores. [...] Foram homens que marcaram a história da humanidade e que ajudaram a civilização a dar mais um passo para frente. Dr. Hermínio Ometto está nesse contexto. No campo empresarial e no campo socioeducacional, ele viveu além de sua época. [Dr. Ênio Vitali, Tribuna do Povo, 15 jun. 1986]

Quem poderia caracterizar melhor Dr. Hermínio Ometto, idealizador e precursor desta instituição que perpetua seu nome - Fundação Hermínio Ometto (FHO) -, senão pessoas de seu tempo que assistiram a seus feitos, testemunharam sua conduta e caráter, e estiveram a seu lado em momentos de lazer e de labuta? "Cavaleiro da fé e do trabalho", diz D. Duse Rüegger Ometto, esposa de Dr. Hermínio, presente em sua vida em todos os âmbitos - familiar, empresarial e político -, hoje presidente do Conselho Superior da FHO. "Visão ampla e abrangente, administrador sagaz e racional, decisões precisas e firmes, nas quais jamais a mente se afastava do coração, criou uma obra gigantesca, cujos resultados não se voltaram exclusivamente para si, e sim para toda a coletividade que o cercava", continua Dr. Ênio Vitali, membro do Conselho, em homenagem a Dr. Hermínio.

Para o filho de imigrantes italianos nascido em 14 de janeiro de 1914, em Piracicaba, interior de São Paulo, dono de determinação inesgotável e precursor de inúmeras obras indispensáveis ao setor socioeducacional, o norte era edificar, ampliar, oferecer empregos, prosperar. Fosse na área cultural, esportiva, educacional, social, política ou empresarial, Dr. Hermínio mantinha os mesmos ideais, a imparcialidade e o dinamismo.

Casa-se com D. Duse em 1936 e dois anos mais tarde assume a administração da Fazenda São João e, logo após a morte do pai em 1945, a liderança dos negócios da família. Formado em ciências econômicas e administração pela PUC de Campinas, em 1946, Dr. Hermínio arregaça as mangas para administrar a Fazenda São João numa época em que ainda havia escassez de transporte, luz elétrica e água encanada.

Um ano mais tarde, quando Araras ainda se via carente em diversos setores - água e esgoto, energia elétrica, pavimentação, habitação e saúde -, Dr. Hermínio se integra à política local, a princípio como vereador, primeiro-secretário da Câmara e presidente; depois, como prefeito, cumprindo seu mandato com o apoio de todos os partidos e da maioria da população.

Nesse período, já se testemunhava a concretização, por suas mãos - dado o fascínio que alimentava em especial pela educação. Generoso, modesto e sapiente, não negligenciava os pequenos problemas, nem se enxergava menor que os grandes. Conheceu figuras renomadas e habituais, e a ambas dispensava respeito e dedicação.

Anos depois, em 1973, dos esforços e ideais de um grupo de quatro cidadãos representativos da sociedade, dentre os quais se incluía Dr. Hermínio Ometto, que viria a presidir o Conselho, foi instituída a Fundação Regional de Ensino Superior de Araras (Fresa). À fundação Dr. Hermínio dedicou grande parte de seu tempo e valiosos recursos materiais, não medindo esforços para levar adiante seu sonho, que se concretizou.

Treze anos transcorreram da fundação, que passa a se chamar, em novembro de 1986, Fundação Hermínio Ometto (FHO), ano da morte de nosso patrono.

Sua história, porém, não termina aqui, com nossa recordação carinhosa de seu precioso caráter e de suas grandes obras e feitos.

Prêmios
  • Parcerias
  • UNIARARAS - Fundação Hermínio Ometto - Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 - Jd. Universitário | Araras - SP - CEP: 13607-339 - Tel: (19) 3543-1400
    © 2012 - Fundação Hermínio Ometto - CETEC - Todos os direitos reservados / © 2005-2012