Área Restrita

< Ver outros comunicados
CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO
Edital - SPRPG nº 004/2015
 
O Centro Universitário Hermínio Ometto UNIARARAS, através de sua Reitoria torna pública, a abertura do PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS/2016, segundo as normas do presente EDITAL.

Área de Concentração: Ciências Biomédicas

1. DA INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO

1.1 - As inscrições deverão ser efetuadas no período de 13 de outubro de 2015 a 12 de janeiro de 2016, por meio do site www.uniararas.br, acessando os seguintes ícones: Pós-Graduação; Cursos Presenciais; Mestrado; Ciências Biomédicas, Processo Seletivo; Inscreva-se.

1.2 - São condições para a inscrição:

1.2.1 - Para admissão ao processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Comprovante do recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais);
b) Curriculum Lattes ou Vitae atualizado;
c) Para candidatos estrangeiros, RNE (fotocópia);
d) Para candidato docente do Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS, carta de recomendação do departamento de lotação, homologado pelo Conselho de Curso;
e)Ao candidato docente do Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS, será garantida a vaga, desde que seja da área especifica do curso pretendido, caso contrário, submeter-se-á em condições de igualdade aos demais candidatos ao processo seletivo;
f) Ficha de Inscrição ao Processo de Seleção de Bolsas de Estudos Integrais ao PPGCB/UNIARARAS (Anexo I) - somente para os interessados.

Consulte o edital disponível no site www.uniararas.br / Pós-Graduação / Cursos Presenciais / Mestrado; Ciências Biomédicas, Processo Seletivo, Bolsa de Estudo.

Obs.: Os documentos acima relacionados não serão devolvidos.

2 DO NÚMERO DE VAGAS

2.1 - Deverá respeitar a relação de três alunos por docente, conforme regulamento.

3 DA COMISSÃO EXAMINADORA

3.1 - A Comissão Examinadora será indicada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e será composta por 03 (três) membros do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação e 02 (dois) suplentes.

4 - DA SELEÇÃO

4.1 - A seleção será realizada nos dias 15 de janeiro de 2016 das 9h às 16h30 e 16 de janeiro de 2016 das 9h às 13h constará das seguintes etapas:

Dia 15 de janeiro de 2016:

I Exame de Conhecimentos Gerais (0 a 10 pontos - peso 2), das 9h às 12h- A prova será composta por 15 questões dissertativas, das quais o candidato deverá responder apenas 10. As questões serão contempladas com o conteúdo descrito no Anexo II.

II - Exame de Proficiência em Inglês (0 a 10 pontos - peso 1), das 13h30 às 16h30 (tradução/interpretação de um texto científico na língua inglesa) (*)

(*) Estão dispensados do exame de inglês os alunos que apresentarem comprovantes dos seguintes exames de proficiência, ou equivalentes:

a) Certificado: FCE - FIRST CERTIFICATE IN ENGLISH (University of Cambridge UK);

b) Certificado: CAE - CERTIFICATE OF ADVANCED ENGLISH (University of Cambridge - UK);

c) Certificado: CPE - CERTIFICATE OF PROFICIENCY IN ENGLISH (University of Cambridge UK);

d) Certificado: TOEFL (nível intermediário);

e) Certificado: TOEIC (Test of English for International Communication);

f) Certificado: IELTS - BRITISH COUNCIL (mínimo: 6 - Overall Band).

Dia 16 de Janeiro de 2016, das 9h às 13h.

I - Análise e arguição do Curriculum Vitae (0 a 10 pontos peso 1) Será considerado: participação em Projetos de IC, participação em Congressos Científicos e publicação de trabalhos em Anais e Periódicos Especializados, Média Aritmética das notas das disciplinas constantes no Histórico da Graduação.

4.2 - As notas atribuídas aos itens acima terão valor de 0 a 10 sendo 5.0 (cinco) a nota mínima exigida para aprovação.

4.3 - Não haverá revisão, segunda chamada ou repetição das avaliações.

4.4 Os alunos poderão também, ser admitidos no Programa na categoria de "Regime Especial" conforme Art. 26 do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas, aprovado pela Portaria CONSU nº 025/2010.

5. DO RESULTADO

5.1 - O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de janeiro de 2016, a partir das 12h00, através da Internet (www.uniararas.br) e de lista afixada na Secretaria de Mestrado, no Campus Universitário "Duse Rüegger Ometto" do Centro Universitário Hermínio Ometto-UNIARARAS.

6. DA MATRÍCULA

6.1 - A matrícula dos candidatos aprovados será realizada obedecendo à ordem de classificação, até o limite de vagas estabelecido.

6.2 - No ato da matrícula o candidato aprovado deverá assinar Contrato de Adesão com o Centro Universitário Hermínio Ometto UNIARARAS.

O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Requerimento em formulário eletrônico de inscrição (via INTERNET);
b) Certificado ou Diploma de Ensino Superior nas áreas de Ciências Biológicas, da Saúde e áreas afins (fotocópia autenticada);
c) Histórico Escolar (fotocópia);
d) Carteira de Identidade (fotocópia autenticada)
e) CPF (fotocópia);
f) Certificado de serviço militar para os candidatos brasileiros, do sexo masculino (fotocópia);
g) Título de Eleitor, no caso de ser brasileiro, comprovando estar em dia com as obrigações eleitorais (fotocópia);
h) 01 (uma) fotografia 3x4 colorida;

6.3 - A matrícula acontecerá entre os dias 25 a 29 de janeiro de 2016.

6.4 - Os candidatos que não se matricularem na data especificada no item 6.3, perderão o direito a vaga.

6.5 - É obrigatória a renovação semestral da matrícula conforme Regimento Geral do Centro Universitário Hermínio Ometto UNIARARAS.

6.6 A matrícula dos interessados na categoria "Regime Especial", deverá respeitar os mesmos prazos e condições explicitadas em Regulamento próprio e neste Edital.

7 - DO CURSO

7.1. - O curso de Mestrado terá início no dia 04 de março de 2016.

7.2 - O curso de Mestrado terá duração de 36 (trinta e seis) meses.

7.3 - O valor da mensalidade para a área de concentração em Ciências Biomédicas para os ingressantes em 2016 será de R$ 1.000,00 (hum mil reais).

7.4 - Os ex-alunos da UNIARARAS terão desconto de 15% na matrícula e nas mensalidades do curso.

7.5 - Os alunos contemplados com bolsa de estudos do CNPq ou FAPESP terão desconto de 20% na matrícula e nas mensalidades do curso. A solicitação de bolsas é de responsabilidade do respectivo orientador e estará vinculada ao projeto de pesquisa a ser desenvolvido no mestrado.

8. LINHAS DE PESQUISA

1. Patofisiologia do reparo tecidual
Propõe avaliar respostas celulares, teciduais, moleculares e ferramentas terapêuticas em diferentes modelos experimentais.

2. Fisiologia molecular do metabolismo
Propõe investigar mecanismos bio-moleculares, metabólicos e inflamatórios em diferentes modelos experimentais.

9 - DOS RECURSOS

9.1 - Não caberá recurso às decisões da Comissão Examinadora, salvo nos casos de inobservância das disposições legais ou regimentais, tendo por base este edital.  Nesse caso, o recurso deverá ser feito diretamente à Reitoria, por escrita argüição de ilegalidade, no prazo de 5 (cinco) dias, a contar da data de afixação do resultado do processo de seleção.


Araras, 13 de outubro de 2015.
Prof. Dr. José Antonio Mendes
Reitor

Downloads
Anexo I - Ficha de Inscrição
Anexo II - Tópicos para Estudo
Prêmios
  • Parcerias
  • UNIARARAS - Fundação Hermínio Ometto - Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 - Jd. Universitário | Araras - SP - CEP: 13607-339 - Tel: (19) 3543-1400
    © 2012 - Fundação Hermínio Ometto - CETEC - Todos os direitos reservados / © 2005-2012